O atletismo é a unificação de varias praticas esportivas juntas, dentre elas, corrida, saltos e arremessos. O atletismo surgiu nas primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia Antiga, realizados em 776 a.c e desde então, o homem vem tentando superar seus movimentos essenciais como caminhar, correr, saltar e arremessar.

 

O esporte é o mais tradicional das competições olímpicas, e só no circuito de corridas são varias modalidades como:

-Corridas disputadas em pistas ovais (cada atleta corre numa faixa): 100 metros rasos, 200 metros rasos e 400 metros rasos.

-Corridas de Meio Fundo (os atletas não precisam ficar na raia): 800 metros e 1.500 metros.

-Corridas de Fundo (dentro da pista): 5.000 metros e 10.000 metros.

-Maratona (disputada nas ruas): percurso de 42,19 km.

 

No ano 394 da nossa era o imperador romano Teodósio aboliu os jogos. Durante oito séculos não foi celebrado as competições organizadas de atletismo. O retorno foi na Inglaterra em meados do século XIX, e então as provas atléticas converteram-se gradualmente no esporte favorito dos ingleses. Em 1896 iniciaram-se em Atenas os Jogos Olímpicos, uma restauração melhorada dos antigos jogos que os gregos celebravam. Mais tarde os jogos celebraram-se em vários países com intervalos de quatro anos, exceto em tempo de guerra. Em 1912 fundou-se a Associação Internacional de Federações de Atletismo. Com sede central de Londres, a associação é o organismo reitor das competições de atletismo a escala internacional, estabelecendo as regras e dando oficialidade às melhores marcas mundiais obtidas pelos atletas.

Qualquer pessoa pode praticar esse esporte e conquistar benefícios para a saúde, mas algumas categorias exigem mais habilidade e preparo.

Nesta modalidade temos como destaques os brasileiros Adriana Aparecida e Aldemir Gomes.

     

Ambos são esperanças de medalhas nos jogos olímpicos.

Continue acompanhando a OneSport, pois traremos muitas noticiais e curiosidades sobre os esportes Olímpicos.